O contrato é um item indispensável para as nossas vidas. Precisamos de contratos praticamente para todas as nossas relações que envolvem bens, serviços e até mesmo para nos unirmos a alguém perante o governo, de forma definitiva. O contrato é um pacto formalizado, que indica como cada parte deve agir; determina condições, proibições e penalidades. Quando um contrato é firmado, torna-se praticamente inquestionável: é a sua promessa registrada de que será fiel àquilo que está afirmando naquele momento, bem como à parte com quem você faz o acordo.

Qualquer pessoa pode firmar um contrato. Se você deseja alugar um imóvel, pode preparar um contrato em seu computador e formalizá-lo em um cartório com as respectivas assinaturas autenticadas. Ele valerá como segurança de que nada saia do previsto, ou, caso aconteça, de que as devidas providências serão tomadas, com conhecimento prévio de ambas as partes. Se você quer vender um veículo de forma parcelada e não tem outra maneira de garantir que o  comprador fará os pagamentos mensais na data indicada, pode elaborar um contrato de compra e venda. Há inúmeros modelos disponíveis online.

A liberdade de poder elaborar o seu próprio contrato pode ser vista como algo maravilhoso, tanto quanto pode representar a ruína de uma pessoa ou uma dor de cabeça daquelas. O problema não é o contrato em si; ele é apenas um documento usado para oficializar o trato. A questão principal é: você pensou em todas as possibilidades? Conhece o negócio como um todo? Ao alugar um imóvel, você conhece todos os seus direitos? Sabe, de acordo com a lei, a quem cabe pagar os impostos, seguros e outras despesas? Se não sabe, o que irá colocar em seu contrato? O que você deve fazer se o comprador do seu veículo simplesmente desaparecer sem deixar pistas? Como proceder se você colocou (ou leu) uma cláusula que pode ser interpretada de várias formas?

Medeiros de Araújo Advocacia e Consultoria esclarece!

Para elaborar um contrato é importante ter amplo e profundo conhecimento do negócio. Caso um contrato seja elaborado para uma empresa, é preciso que o advogado mergulhe no negócio e entenda todos os pormenores da atividade e da relação, visando traçar o máximo de imprevistos possível e assegurar às partes de que tudo será cumprido de acordo com o que foi determinado. E o mais importante: ter conhecimentos legais na hora de preparar um contrato pode ser decisivo e só um advogado competente poderá fazê-lo por você. Portanto, se você quiser começar o seu negócio da melhor forma, invista em contratos preparados por um especialista.
E por último, porém não menos importante, lembre-se que, ao analisar um contrato é fundamental considerar não só o que está escrito lá, mas também aquilo que não está escrito. Cláusulas que omitem podem ser tão perigosas quanto as que estão explícitas. Na dúvida, jamais assine, conte com a Medeiros de Araújo Advocacia e Consultoria, que possui uma equipe especializada em redação contratual, com larga experiência nos mais diversos tipos de atividades e empresas. Proteja o seu contrato contando com os serviços da Medeiros de Araújo!