customer-signing-contract-agreed-terms-and-approved-application-and-analyzing-valuation-home-loan_t20_LOBPlP

COVID-19: entenda melhor a flexibilização no contrato de trabalho durante a pandemia.

A pandemia do Covid-19 causou uma grande crise mundial, principalmente pelo isolamento social imposto por autoridades para impedir a disseminação do vírus. Por isso foram publicadas diversas medidas para flexibilizar os contratos de trabalho e garantir a empregabilidade do país.

Primeiramente grande parte das empresas alterou o regime de trabalho presencial para o teletrabalho ou home office, isso quando as atividades desempenhadas pelos empregados permitiam essa alteração. Assim os serviços continuam sendo entregues sem prejuízo para clientes e fornecedores.

Além disso foram publicadas algumas medidas legislativas para regulamentar a flexibilização dos contratos de trabalho durante a pandemia como:

  • Concessão de férias coletivas 
  • Antecipação de férias individuais
  • Banco de horas
  • Aproveitamento e antecipação de feriados
  • Redução da jornada de trabalho e salarial
  • Suspensão de contratos

A redução da jornada de trabalho é proporcional a redução dos salários, podendo ser reduzida em 25%, 50% ou 70% por acordo individual, no prazo de até 90 dias. A suspensão temporária dos contratos de trabalho pode ser feita por até 60 dias, sendo possível fracionar em dois períodos de 30 dias cada e combinar com a redução de jornada de trabalho. 

É preciso ficar atento às medidas legislativas recentes, pois as relações de trabalho estão sendo atualizadas a todo instante, sendo possível que ocorram alterações no decorrer do tempo. 

Nós, do escritório Medeiros de Araújo Advogados seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos a disposição para orientá-lo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!