business-text-book-study-self-education-brain-smart-clever-report-workplace-learning-paper-text_t20_xXP0ym

Empresas podem dar férias durante o período de coronavírus?

A pandemia causada pelo coronavírus gerou grandes mudanças na rotina dos cidadãos, posto que diversas medidas de prevenção devem ser adotadas por todos e também pelas empresas a fim de conter a transmissão do vírus que acontece de forma rápida. 

Em razão da situação emergencial no país, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (927/2020) permitindo que, durante o estado de calamidade pública, o empregador poderá, a seu critério, conceder férias coletivas, devendo notificar o conjunto de empregados afetados com antecedência de, no mínimo, 48 horas.

Na mesma medida, ficou estabelecido que não serão aplicáveis às férias coletivas o limite máximo de períodos anuais e o limite mínimo de dias corridos previstos na legislação trabalhista (CLT), bem como ficam dispensadas a comunicação prévia ao órgão local do Ministério da Economia e a comunicação aos sindicatos representativos da categoria profissional.

Nessa premissa, há outra alternativa ao empregador: antecipar férias individuais. A comunicação ao empregado deverá ocorrer com antecedência de 48 horas, por escrito ou meio digital, indicando o período a ser usufruído.  O mínimo de dias a ser concedido não poderá ser inferior a 5 dias corridos.

Nós, do escritório Medeiros de Araújo Advogados seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!