Bem vindo a Medeiros de Araujo
Se você tem interesse em saber mais sobre nosso trabalho, deixe o seus dados e entramos em contato.
Sucessão Familiar e Proteção de Bens
A holding familiar é uma empresa formada por pessoas de uma mesma família, para facilitar a administração do patrimônio dos familiares. Os bens de todos os membros passam a ser parte da sociedade, eles recebem uma melhor administração, participação societária.
Além disso, o patrimônio fica mais protegido. Isso porque, como os bens são da sociedade e não dos sócios individualmente, o patrimônio não pode ser usado para arcar com dívidas dos sócios.
Este tipo de empresa é muito usada no planejamento sucessório, partilhas em vida e doação de bens.
Quantas pessoas ao longo da vida você conheceu que passam ou já atravessaram sérios problemas e dificuldades por causa de um inventário?
Além de problemas financeiros para gerir um inventário do começo ao fim, é moroso e burocrático, mesmo que seja extrajudicial.
Outro grande prejuízo é o desgaste emocional que um inventário carrega com ele durante todo o tempo que dura, que pode ser de 2 meses a 10 anos ou mais.
Em relação aos impostos, temos a incidência do ITCMD que precisa ser recolhido (em Santa Catarina varia de 3% a 8% sobre o valor atualizado do patrimônio), isso acrescido as taxas de emolumentos, fundo reaparelhamento da justiça (FRJ) e ainda, os honorários advocatícios que variam entre 5% a 20% sobre o valor do patrimônio, dependendo da modalidade.
O Brasil tem uma das menores taxação sobre herança no mundo. Países como Bélgica e Alemanha são de 30%; no Reino Unido e nos EUA, pode chegar a 40%; na França é de 45% e no Japão é 55% de imposto sobre a herança. Vendo esse cenário mundial é possível que o Brasil também seguirá essa linha.
Você trabalha a vida inteira, agrega patrimônio para, no momento de usufruir disso ou de deixar para seus filhos, corre o risco de deixar uma grande fatia para o Estado.
Assim, a Holding Familiar não é uma mera opção para as famílias. Na verdade, é uma solução. Posto que, as pessoas que possuem qualquer patrimônio, independentemente ser pouco ou muito, devem e precisam protegê-lo de forma tranquila e principalmente, PLANEJADA, como vai usufruir desses bens e como repassá-los aos filhos, sucessores da forma mais segura, livre e econômica.