Muitas pessoas acreditam que para saber dirigir é preciso apenas colocar o veículo em movimento e manobrá-lo sem dificuldade. Porém, a verdade é que motoristas que não sabem sobre leis de trânsito são verdadeiras ameaças a toda a sociedade – e a si mesmos. A legislação muda praticamente todos os anos e é preciso acompanhar devidamente estas mudanças para não correr riscos de acidentes e evitar ser penalizado com multas e até a perda da habilitação.

Muitos dos acidentes de trânsito nem sempre acontecem por falta de atenção ou negligência, mas porque um dos envolvidos não sabia a respeito de alguma norma. É bastante comum isso ocorrer em questões específicas como: mudança de faixa, confusão na hora de saber de quem é a preferência ou mesmo falta de conhecimento ao identificar os sinais que constam nas placas. É preciso ter em mente que a falta de informação pode causar graves acidentes e custar vidas.

Portanto, vale a pena ser bem informado. O único problema é que a maioria dos motoristas acha que o conhecimento que tem já é o suficiente. Quem vai e volta para o trabalho sem problemas, dificilmente pensa  em adquirir mais conhecimentos sobre as leis de trânsito. Para quebrar ideias como essa, separamos aqui algumas leis que provavelmente você não sabe e não saberá – até ser pego numa blitz da polícia.

Dirigir usando fones de ouvido é proibido – apesar de você não precisar tirar as mãos do volante para falar ao celular, dirigir usando fones é infração “gravíssima” pelo simples fato do motorista desviar sua atenção do trânsito comprometendo sua audição enquanto dirige.

Sacolas soltas no banco traseiro – sim, aquelas inofensivas sacolas de compras que você leva quando sai do mercado devem ser colocadas no porta-malas e não nos bancos.  A proibição existe devido o risco no qual as pessoas do banco da frente são expostas em caso de freadas bruscas.

É proibido jogar água de poças nos pedestres – a maioria das pessoas já sofreu com o banho de poça d’água que algum folgado não teve o cuidado de evitar. Pois bem: a prática pode render uma multa e quatro pontos na carteira de quem insistir em não respeitar os pedestres.

Deixar o carro sem combustível – a chamada “pane seca” rende multa e mais quatro pontos na carteira. Se você insiste em deixar o seu carro na reserva ou espera sempre o tanque esvaziar para abastecer de última hora naquele posto com combustível barato, fique atento. Isso vale tanto para a estrada quanto para a cidade. Definitivamente não vale a pena passar por todo o transtorno de ficar sem combustível e ainda ser penalizado!

Foi penalizado injustamente? Esclareça as suas dúvidas com Medeiros de Araújo!
Apesar da tentativa de fazer com que as leis sejam claras, nem sempre é possível entendê-las ou pode haver casos aos quais não se aplicam. Portanto, se você sofreu alguma penalidade e não sabe o que fazer, procure esclarecer suas dúvidas e descobrir quais são os seus direitos e deveres com relação ao ocorrido. Medeiros de Araújo Advocacia e Consultoria é uma empresa com diversas especialidades, sendo a legislação de trânsito uma delas. A empresa possui como foco situar seus clientes dentro de quaisquer problemas e tomar as medidas cabíveis para resolvê-los da melhor forma possível. Descubra tudo o que você precisa saber sobre legislação de trânsito com uma equipe altamente capacitada!