A carreira de um bacharel em direito pode seguir diversos caminhos após a sua graduação. Porém, para seguir esses caminhos é imprescindível ter experiência atuando como advogado. Para alguns, o escritório acaba por dar um retorno tão positivo que torna-se desnecessário procurar outra ocupação dentro da área; para outros, trata-se de uma questão de adquirir conhecimento e experiência, viver o Direito no Brasil, que em muitos casos se mostra uma realidade diferente do que é aprendido nas teorias.

Mas o que isso significa? Ora, principalmente que o setor é muito concorrido. Embora a população necessite todos os dias de serviços jurídicos, para que um escritório tenha sucesso é importante que se solidifique como empresa, conte com funcionários além dos sócios e que tenha uma rotina de funcionamento adequada para todos. Advogados lidam diariamente com uma imensa carga de conteúdo e precisam trabalhar para manter o controle de todas as causas que chegam às suas mãos e destacar-se em sua especialidade para chamar a atenção de mais clientes, profissionais e nomes importantes do setor e até mesmo da mídia.

Desse modo, aplicar princípios e ferramentas de gestão eficientes em um escritório de advocacia, bem como estratégias de redução de custos, automação de processos e gestão otimizada das atividades mais importantes são indispensáveis para que se destaque, diante da enorme concorrência que temos no cenário atual em nosso país. Afinal, por mais que um escritório de advocacia seja consolidado e com profissionais extremamente experientes, pessoas talentosas são aprovadas todos os anos no Exame da Ordem e pode não demorar para que os clientes percebam este talento e optem por contar com os novos profissionais tão logo a sua credibilidade seja provada e notada.

Prospecção de clientes

Escritórios de advocacia não podem se valer da publicidade tal qual o fazem empresas do setor de comércio e indústria. Embora possam informar o seu cliente e se fazer notar em uma cidade ou região, os escritórios de advocacia devem usar da eficiência e transparência na sua atuação para prospectar novos clientes. Ao se propor para atender a um cliente, o escritório precisa ter algo para mostrar a esse novo cliente. Qual seria a vantagem que esse cliente teria caso entregasse a sua causa ao escritório? Neste caso entra a credibilidade em outras causas, o fato de os sócios serem referência no assunto e o elevado nível de satisfação, principalmente de clientes antigos.

Gestão e organização de processos, atividades e documentos

Uma vez que a crise econômica atingiu o setor de advocacia, tornou-se necessário investir em métodos e técnicas modernas de atuação, numa busca pelo destaque no mercado e por manter os próprios clientes, evitando desfalques financeiros drásticos demais. O reinvestimento no escritório em tempos de crise é fundamental para evitar o desespero da equipe e garantir um padrão de ganhos relativamente seguro até que tudo volte ao normal.

Nesse contexto a tecnologia é indispensável. Atualmente ganhar tempo deixou de ser um desejo, para se tornar uma necessidade. Visto que a maioria dos escritórios de advocacia conta com equipes para ajudar a gerir acervos documentais importantes à moda antiga, esta é uma brecha para modernizar, acelerar e otimizar. Para tanto, nada melhor do que a contratação de um software jurídico, que é capaz de melhorar a rotina de trabalho de todos os funcionários do escritório.

Para esclarecer melhor o funcionamento do software jurídico, vale a pena falar sobre os recursos oferecidos pelo SAJ ADV, que é a melhor referência de serviço que temos atualmente. O software jurídico funciona através do sistema cloud computing, ou seja, através da nuvem. Isso, por si só, já traz duas grandes vantagens: fornece espaço para salvar documentos e arquivos importantes e ainda permite o acesso de qualquer lugar. Portanto, para fazer uma consulta do que foi cadastrado na nuvem, basta acessá-la de qualquer dispositivo e de qualquer lugar, sem que seja necessário levar sempre consigo o seu próprio computador.
O software ainda conta com recursos que permitem que a gestão do escritório seja automatizada o máximo possível, sempre priorizando a eficiência e agilidade dos processos. Acessando o módulo de Gestão, o advogado pode cadastrar todos os clientes e upar documentos importantes para cada causa, acessando-os a qualquer tempo e eliminando a chance de perder informações importantes. A perda documental não é rara, mesmo em escritórios de advocacia muito renomados, considerando as pilhas de documentos e cópias com as quais é preciso lidar à moda antiga. Por isso, o software jurídico é apontado como um solucionador de múltiplos problemas e necessidades inerentes ao trabalho dos advogados.