People in business meeting with crisis situation

A Importância do Gerenciamento de Crises nas Empresas

Estar no meio empresarial é viver também a inconstância da economia, tanto mundial quanto nacional, dessa forma, é normal que em algum momento a empresa passe por períodos de crise. Portanto, além de toda a discussão com que a empresa deve se preocupar relacionados a sua atividade, como agir diante de uma possível crise também torna-se necessário para que não se pegue desprevenido nesses casos. 

É claro que, uma crise em primeiro momento torna-se imprevisível, porém, existem alguns fatores que contribuem para a possibilidade de um cenário de crise. Esse cenário condiz a um momento de falha, no qual a empresa deve estar preparada para se reerguer para que não cause mais conflitos internos, ou para que ameace a imagem da empresa, bem como acarretem problemas que “afundem” cada vez mais os negócios. 

Portanto, em momentos de crise o objetivo torna-se procurar o que causou tal crise para que se possa excluir e reduzir tais impactos por um dado momento, até que a empresa se reerga e seja capaz de se reequilibrar novamente. Sendo realizado esse estudo, por mais que a empresa sinta o impacto da crise, ainda assim, passado a turbulência tenha perdas mínimas, sejam elas financeiras ou ligadas a imagem da sociedade empresária. 

Uma crise pode ser acarretada por inúmeros fatores, podendo ter sua origem tanto dentro da empresa, como na parte organizacional, quanto fora, como por exemplo uma crise econômica no país ou até mesmo uma crise no mercado na sua área específica. 

Esse momento é um dos mais delicados pelo qual uma empresa possa passar, pois é aí que muitas delas não resistem e acarretam em seu encerramento. Mas isso ocorre primeiramente pela não preparação precoce de como lidar com tal situação, pois administrar um momento como esse não é olhar apenas para o futuro e tentar reverter a situação, mas sim olhar para o passado e descobrir em porque tais atos acarretam em uma crise. É preciso sempre estar preparado, desde o princípio, mesmo que ela não ocorra. 

Um erro de vários empreendedores é não agir de imediato, ou seja, detectada a crise, medidas devem ser tomadas urgentemente, para que a situação não se agrave mais. E isso se dá na maioria das vezes pela ideia inicial de que a empresa será um sucesso e só crescerá, não tendo espaço portanto para que sofra crises. 

Sendo assim, você empresário, deve se atentar as infinitas possibilidades que sua empresa pode passar no decorrer de toda a trajetória, e portanto, métodos de gerenciamento de crise devem ser estudados a todo o momento, para que quando a empresa for atingida pela crise, ela perdure durante pouco tempo, seja detectada no começo e se reerga o mais rápido possível. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Endereço: Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205 – Conj. 802 – Estreito – Florianópolis – SC CEP: 88.075-121

Telefones: +55 (48) 3249 – 4004 / +55 (48) 3248 – 0279

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!