BLOG - POST 4

Como transformar inadimplência em receita em sua empresa?

Certamente, uma das maiores dores de cabeça dos empresários é lidar com o inadimplemento, bem como com o risco de nunca haver recuperação deste crédito.

O aumento da inadimplência pode gerar grandes prejuízos à empresa. Porém, essa situação pode ser revertida em favor da empresa, você sabia?

Poucos empresários não conhecem algumas maneiras para superar o alto índice de inadimplência. Confira mais a seguir.

Como transformar inadimplência em receita em sua empresa?

Inicialmente, é preciso ter em mente que o inadimplemento só gera prejuízos financeiros à empresa, a qual muitas vezes fica endividada por motivo da falta de receita suficiente. 

Assim, as medidas de recuperação de crédito devem ser adotadas para salvar o seu negócio. Caso contrário, a empresa pode chegar à falência. 

Existem duas maneiras de recuperar um crédito: a judicial ou a extrajudicial.

Preferencialmente, deve ser priorizada a cobrança extrajudicial, a qual corresponde à tentativa amigável de solucionar o inadimplemento, com a quitação integral do débito. 

Porém, para agilizar e aumentar as chances de êxito nessa cobrança, é altamente recomendável que as empresas invistam em assessoria jurídica especializada, ou seja, por meio de um serviço técnico, são utilizadas alternativas para negociação amigável que implicam em tempo e investimento reduzidos. 

As chances de êxito na recuperação de crédito pela via extrajudicial são grandes. Os custos para terceirização da cobrança nem chegam perto da via judicial. É nesse sentido que a empresa poderá transformar a inadimplência em receita para a empresa, haja vista que terá que investir em uma terceirizada de cobrança, mas terá o retorno muito mais rápido, com incidência de encargos pelo atraso.

Na maioria das vezes, as empresas credoras partem diretamente para a cobrança judicial, porém, existem custas processuais que devem ser custeadas pela parte interessada, podendo alcançar um valor muito alto, a depender do valor da dívida. 

Nestes casos, a empresa seria muito prejudicada financeiramente, para custear uma ação judicial. 

Porém, conforme exposto no início, a recuperação de crédito pela via extrajudicial pode gerar bons frutos à empresa credora, transformando a inadimplência em receita para sua empresa.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!