Regulations book. Law, rules and regulations concept. 3d illustration

Quais são os benefícios do Compliance para a sua empresa?

O compliance está sendo cada vez mais falado, e essa é a prova de que o mercado realmente mudou e vem mudando com o passar do tempo. E com isso, uma nova postura vem sendo exigida das empresas, a imposição de regras e respeito ao ordenamento jurídico deve ser cada vez mais regulado, tendo os empresários que ficarem cada vez mais atentos a essas imposições. 

Esse fator é completamente normal, e é chamado de globalização, o respeito às regras de cada país devem ser levadas a sério, para que a atividade empresária obtenha sucesso em seu ramo.  A ligação entre diversos países, diversas regras devem ser respeitadas para que a ligação entre elas seja tranquila e respeitável. E isso é o que chamamos de compliance. 

Ou seja, compliance é a interação e o respeito entre diferentes empresas com diferentes regras mas que possuem um aspecto em comum: a obtenção de lucro através de uma certa atividade. 

Além dessa integração entre normas, também existe os órgãos reguladores que estão cada vez mais atentos as empresas quanto ao cumprimento de regras, e em contrapartida as empresas tornam-se cada vez mais expostas ao público e aos órgãos reguladores, de várias formas, sendo uma delas as redes sociais, que hoje em dia é uma das principais estratégias de marketing. 

Também torna-se preocupante manter uma boa reputação perante os consumidores, que levam muito em conta na hora de escolher aquela determinada empresa, pois eles estão muito mais atentos e possuem muito mais opções de escolhas, o que torna um grande diferencial a reputação dentre as demais empresas daquele determinado ramo de negócio. 

Dessa forma, o compliance diz respeito à conformidade em que a empresa se encontra com normas e regras vigentes, e por esta razão, muitos associam esse termo à corrupção, e realmente é essa ideia, mas também muito mais do que corrupção. 

É claro que, normas, leis trabalhistas, regimento interno, deveres e obrigações dentre outros aspectos que todo o empresário conhece, sempre foram exigidos, porém, atualmente, o contexto atual do mercado, está exigindo das empresas uma postura mais firme e drástica em relação ao respeito e cumprimento de regras, a fim de coibir atividades ilícitas. 

Portanto, estar em compliance significa muito mais do que estar em conformidade com regras, significa ter postura ética em relação à sua concorrência. O que não significa que deve ser explanado ao público que esta empresa está em dia com suas obrigações e deveres, e sim que possui transparência de suas atitudes. 

O compliance não é obrigatório perante as empresas, mas pode trazer inúmeros benefícios se instaurado em sua empresa: 

  • Traz uma melhor imagem externa da empresa para com o público: como dito anteriormente, o público está mais consciente, o mercado possui inúmeras opções, um diferencial sempre trará vantagem a sua empresa, e o sistema compliance poderá ser um deles. 
  • Satisfação de contribuintes no ambiente de trabalho: sabemos que já foi comprovado que trabalhadores que exercem sua função em um ambiente correto são mais felizes e com isso exercem seu trabalho de forma mais eficaz. 
  • Aumento da Produtividade dos Colaboradores: colaboradores satisfeitos serão também colaboradores que produzem mais e com isso aumentem a lucratividade da empresa. 
  • Menos riscos jurídicos e financeiros: tendo um ambiente em que as regras são respeitadas, não tem porque pessoas procurarem a justiça para exigir seus direitos, dessa forma, não tendo litígio, também não existe a preocupação com possíveis defesas e gastos extraordinários.

Esses são apenas alguns dos milhares de benefícios trazidos com a instauração da compliance em sua empresa. Para começar basta apenas querer, falar com profissionais especializados e fazer um levantamento dos riscos e estudar formas de amenizá-los.  

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Endereço: Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205 – Conj. 802 – Estreito – Florianópolis – SC CEP: 88.075-121

Telefones: +55 (48) 3249 – 4004 / +55 (48) 3248 – 0279

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!