A recuperação de crédito é uma modalidade de cobrança de um débito não pago por um devedor, você sabia?
Existem diversas formas de realizar a cobrança de uma dívida e a recuperação de crédito é uma das mais eficazes.
Contudo, considerando que existem leis que regulamentam este tipo de cobrança, é extremamente importante a assessoria jurídica. Confira o porque.
Recuperação de crédito nas pequenas e médias empresas
A recuperação de crédito é muito utilizada para resolver um inadimplemento. Pode ser judicial ou extrajudicial. Para ambas as hipóteses recomenda-se a assessoria jurídica. Por quê?
Conforme exposto no início, existem algumas maneiras de cobrar uma dívida. São diversas as razões para que pessoas físicas ou jurídicas deixem de cumprir com suas obrigações contratuais assumidas e tal fato está ainda mais evidente com a pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), haja vista o aumento do desemprego, as dificuldades financeiras de comerciantes, dentre outros motivos.
A recuperação de crédito visa buscar meios para garantir a quitação de um crédito devido por outrem. Imagine que sua empresa celebrou contrato de prestação de serviços com um fornecedor, o qual deixou de realizar o pagamento do valor estabelecido, como fica?
Os especialistas neste tipo de cobrança, irão priorizar a tentativa de conciliação amigável para satisfazer o crédito, utilizando técnicas de negociação e, muitas vezes, oferecendo benefícios para que o devedor cumpra a obrigação.
Por outro lado, caso não sobrevenha êxito na negociação amigável, será necessário buscar o crédito na justiça, com respaldo nas leis vigentes sobre a matéria.
Importante ressaltar que os profissionais especializados neste tipo de serviço analisam, ainda, o faturamento atual da empresa credora, prevê as perdas e ganhos relacionadas ao crédito pretendido, objetivando retirar a pessoa jurídica do negativo. Por tais razões, a assessoria torna-se muito mais eficaz e benéfica à empresa de pequeno ou médio porte.