shaking-hands-after-good-cooperation-business-woman-handshake-female-lawyer-after-discussing-good_t20_jRAonp

QUANDO PRECISAR DE UM ADVOGADO EMPRESARIAL?

A advocacia empresarial pode ser exercida em dois formatos: (i) de modo preventivo, ou (ii) para a resolução de problemas pontuais na empresa.

A advocacia preventiva, também denominada como assessoria jurídica tem a finalidade de antecipar ao empresário, quaisquer impactos positivos ou negativos que possam surgir em decorrência da atividade empresarial. 

Há a análise desde a estruturação societária/tributária (se os regimes adotados são os mais interessantes ao negócio, ou se existem novas oportunidades, especialmente para a redução dos encargos), até os contratos celebrados com  trabalhadores (se adequados às necessidades da empresa), com clientes, fornecedores e parceiros (se rentáveis ao negócio).

Pode-se dizer, portanto, que na assessoria jurídica, o empresário terá na figura do advogado, um parceiro de negócio que, constantemente o auxiliará no desenvolvimento e crescimento sustentável da empresa, posto que nesta forma de atuação, o objetivo principal, é reduzir as despesas, aumentando a capacidade competitiva.

Já na atuação do advogado para a resolução de problemas pontuais, também denominada como advocacia repressiva, o foco primordial, será retirar a empresa daquela situação, que, na maior parte das vezes, pode gerar ao empresário, gastos inesperados.

Por exemplo, se só é contratado um advogado para defender os interesses da empresa, quando já existe ação judicial em andamento prestes a bloquear seu patrimônio, a margem de negociação para acordo é reduzida, se comparada com a contratação do advogado em momento anterior, quando ainda não existe ação judicial, e há possibilidade de serem realizadas negociações prévias com o credor.

Dessa forma, é interessante ao empresário contratar uma assessoria jurídica, muito embora, na maior parte das vezes, a necessidade só seja identificada frente aos problemas  tendentes a gerar gastos que poderiam, com uma atuação preventiva, ter sido tratados como investimentos do negócio.

Este assunto lhe interessa? Caso positivo, entre em contato conosco! 

Nossos especialistas estão à disposição para atendê-lo(a) presencialmente, via e-mail (atendimento@medeirosdearaujo.adv.br) ou pelos seguintes telefones: (48) 3249-4004 e (48) 3248-0279. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!