anxiety-bankrupt-businessman-busy-career-ceo-computer-concentration-confused-contemplating-corporate_t20_pRpYLW

Sua empresa recebeu uma reclamação trabalhista? Saiba o que fazer.

Você sabia que demandas judiciais trabalhistas podem levar seu negócio à falência? 

Exatamente. Muitas empresas encerram suas atividades em razão do grande prejuízo financeiro gerado por um processo judicial trabalhista que não raras vezes ocorrem por falhas na gestão da empresa. 

Em razão disso, destacamos o que é preciso fazer se sua empresa recebeu uma reclamação trabalhista. De bônus, algumas dicas como evitar as demandas judiciais. Confira.

Sua empresa recebeu uma reclamação trabalhista? Saiba o que fazer.

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. É necessário cumprir uma série de requisitos, obter licenças para funcionamento e pagar muitos impostos. Também, devem ser observadas as leis vigentes, em especial a trabalhista. 

A pior notícia que um empresário pode receber é de uma reclamação trabalhista, pois o resultado pode ser o término de um sonho, muitas vezes. Mas o que fazer nesta situação?

O primeiro passo é analisar o problema que causou a demanda. Pode ser que um trabalhador ativo ou que foi demitido tenha promovido esta ação.

Em seguida, é necessário buscar um advogado, pois este profissional será o único que poderá lhe representar em um processo judicial, além de te orientar sobre as possíveis soluções. 

Vale lembrar que o recebimento da notificação, denominada “citação”, de uma ação judicial trabalhista, é o marco inicial do prazo para defesa pela empresa. Por isso, é extremamente importante que você saiba disso e busque imediatamente um advogado para lhe defender. 

Na sequência, é necessário buscar os documentos existentes e pertinentes para impugnar o pedido feito pelo funcionário.

Por fim, importante ressaltar que muitas vezes existem falhas na gestão da empresa que implicam na violação de direitos dos colaboradores, ou seja, a ausência de controle total do exercício das atividades pelos trabalhadores podem acarretar demandas judiciais. Isso vale também para a falta de controle sobre a segurança no trabalho destes funcionários (gerando muitas ações judiciais).

A melhor forma de evitar tais demandas é através de melhorias gestacionais. Os programas de compliance estão ficando muito conhecidos neste sentido, pois trazem inúmeras vantagens às empresas que buscam melhorar o funcionamento. Um advogado consultivo empresarial poderá lhe auxiliar nessa jornada, também.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

NEWSLETTER

Receba notícias sobre o mundo jurídico

Informe seu e-mail

CONTATO

Horário de Atendimento: 8h às 18h, de segunda a sexta.

© 2019 Medeiros de Araujo – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND

EnglishPortugueseSpanish
Open chat
Dúvidas? Fale com nossa equipe!